Páginas

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Heranças

Quando se fala em herança pensamos logo em imóveis, poupança e bens materiais em geral. Mas e as coisas não-materiais que herdamos, como características pessoais, traços de personalidade, padrões de comportamento que atravessam gerações de uma mesma família?
Tempos atrás, li em um blog que não lembro qual - maldita memória! – uma proposta no mínimo interessante: o/a autor(a) pedia a seus leitores que descrevessem o qeu haviam herdado de seus pais. Gostei do exercício, mas esqueci o endereço do blog e não pude voltar lá pra responder. Então faço isso aqui no meu espaço.
Da minha mãe herdei bem mais que do meu pai. Fisicamente há quem me ache a cara dela. Eu mesma concordo. Mas algumas pessoas insistem que pareço mais com a família dele. O temperamento mandão e dominador herdei dela e de sua família de mulheres fortes. Sete filhas entre a mãe e duas tias, sem pai e com apenas um irmão homem não podia dar noutra coisa além de mulheres-tratores. Isso claramente eu sou.
Não herdei da minha mãe os cabelos negros e lisos, quase nipônicos, mas a estrutura física eternamente magra é dela. A capacidade de parir fácil e sem sofrimento, como quem passeia pelo shopping, não herdei. Minhas raízes indígenas falharam aí. Mas aprendi com ela quase tudo o que sei sobre ser mãe.
A determinação, a praticidade, a capacidade de fazer mil coisas ao mesmo tempo vieram dela. A tendência a dramatizar a vida e de se angustiar por pouco ou nada também. A paciência beirando o zero, a intolerância com o que sai dos planos,l a necesssidade de seguir o script são marcas dela em mim.
Como contraponto, herdei do meu pai o humor negro, que me ajuda a rir de mim mesma e de meus fracassos. A tendência à ironia e ao sarcasmo também vieram dele. Mas não herdei sua cara fechada e seu quase analfabetismo social. Um certo idealismo prático, que me permite às vezes querer mudar o mundo, mas com os pés no chão, puxei a ele. Cabeça fria e boca fechada em momentos de crise estou herdando aos poucos, por força das circunstâncias. Mas aquela força que me empurra a tomar a frente justo nesses momentos difíceis vieram mesmo do meu pai, assim como uma certa incapacidade de lidar com as emoções.
E você? O que herdou dos seus pais?

Nenhum comentário: