A vida segue igual a todo dia. Trabalho, sorrisos, amor. Feijão com arroz bem temperado. E no fundo, na base de tudo, uma certeza que sempre esteve lá: o amor não morre, não diminui, não se transforma. Sublime em sua essência ele permanece lá. Você não está nem jamais estará. Mas o melhor mora por aqui. E quem sabe amanhã essa estrela cadente pode aparecer de novo, acordando em mim a certeza de que vale sempre a pena amar.
Repositório de pequenos sonhos, epifanias e certezas transitórias. Espaço de despejo do excesso que pesa na alma. Lugar de ser pequena quando tudo fora é grande demais.
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Nostalgia
A vida segue igual a todo dia. Trabalho, sorrisos, amor. Feijão com arroz bem temperado. E no fundo, na base de tudo, uma certeza que sempre esteve lá: o amor não morre, não diminui, não se transforma. Sublime em sua essência ele permanece lá. Você não está nem jamais estará. Mas o melhor mora por aqui. E quem sabe amanhã essa estrela cadente pode aparecer de novo, acordando em mim a certeza de que vale sempre a pena amar.
domingo, 16 de agosto de 2009
Hoje é domingo, pede cachimbo...
Com o passar dos anos, venho aprendendo a não detestar os domingos com tanta intensidade. Procura ocupá-lo de várias formas, tento enxergá-lo como um novo sábado, crio artifícios diversos para enganar a mim mesma.
Quanto à segunda-feira, continua sendo meu dia preferido da semana. Tão ocupados que todos estão em odiá-la, nem percebem que o primeiro dia útil da semana é um primeiro de dezembro a cada sete dias. É sempre a sensação de recomeço, de que agora tudo será melhor, de que eu conseguirei terminar todas as minhas obrigações até sexta e nada vai atrapalhar meu final de semana, de que essa semana não vou me atrasar, nem reclamar com o porteiro, nem me chatear com o xixi do cachorro...
A segunda-feira, injustamente odiada, é a chance de se reinventar toda semana. Mas a maioria de nós prefere continuar igualzinho ao que era no modorrento domingo.
quarta-feira, 10 de junho de 2009
CARTA A UM PEQUENO GUERREIRO EM SEU TERCEIRO ANIVERSÁRIO
Filhote,
Amanhã, que já é hoje, você faz três anos de vida. O que dizer a um filho, o que ensiná-lo, quando ele já nasceu sabendo o principal: não se entregar jamais? Não me iludo quanto à sua trajetória nesse mundo – ela não será fácil, mas você já nasceu com as ferramentas para enfrentar qualquer dificuldade. Só nos cabe assistir da platéia o seu desempenho no mundo, torcer nas primeiras filas da arquibancada e enxugar seu suor no vestiário. Mas como mãe faz questão de ser necessária, deixo aqui algumas dicas e palpites.
Você vai aprender que suas limitações são proporcionais às suas capacidades em driblá-las. Deus dá o frio no tamanho do cobertor, dizem alguns. E esse cobertor a gente constrói ao longo da vida, com o amor e o respeito que conquistamos. Sorrisos amigos, afetos gratuitos e calor humano – essas são as linhas com as quais construímos nosso cobertor.
À medida que você for crescendo, vai descobrir que muitas pessoas além da mamãe, do papai e dos seus irmãos te amam. E que essas pessoas dedicaram preces e atitudes a você, pra que você pudesse seguir com sua vida de pequeno guerreiro.
Você vai aprender também que existem anjos na Terra, e não apenas o Santo Anjo do Senhor, pra quem você reza todos os dias antes de dormir. E que você já teve, e ainda tem, seus anjos: pessoas que mudaram sua vida e possibilitaram sua recuperação pelo simples fato de quererem fazer o bem e de entenderem que você merecia, como todas as crianças, a vida.
Você vai aprender que o amor é, sim, a força que move o mundo, por mais piegas que isso possa parecer. E é bem provável que em alguns momentos da sua vida você duvide disso. Mas é certo que em algum ponto você vai entender que nós agimos por amor, e que é ele que dá sentido a todos os nossos atos.
Você vai descobrir que família é a melhor coisa do mundo, mas que ela não se restringe às ligações de parentesco. Porque um dia você vai descobrir que os amigos são a família que a gente escolheu e que não existe nada melhor do que um amigo de infância, que te ama a ponto de comemorar teus sucessos como se fossem dele (porque na verdade o são). Você vai saber também que amigos de infância podem aparecer na vida adulta – vocês só atrasaram o encontro. E que quando encontramos um amigo de infância, logo sabemos que aquela pessoa deveria estar na nossa vida há muito, muito tempo.
Infelizmente, algum dia você vai descobrir que pai e mãe tem prazo de validade, mas também vai entender que o amor deles é infinito e transcende a distância e até mesmo a toda poderosa morte. E nesse dia nós esperamos que você não precise mais da nossa presença física, e que o melhor que nós podíamos te dar já esteja bem guardado com você.
Vai demorar um pouco, mas você também vai aprender que os irmãos são nossos melhores amigos, e são também o elo mais forte entre você e sua história. E que por mais que briguem e se estranhem, eles sempre vão estar ao seu lado. Talvez você até já saiba, mas a máxima “ninguém bate no meu irmãozinho além de mim” é incontestável.
Não sei que tipo de fé você terá quando crescer mais um pouquinho, mas espero sinceramente que tenha alguma. E espero também que entenda que tanto faz se Deus criou o homem ou se o homem criou Deus à sua imagem e semelhança. O que importa é que você acredite que há, sim, um propósito maior pra nossa vida. E que Deus, Alá, Krishna, ou seja lá o nome que os homens lhe dêem, não vive em templos, igrejas ou mesquitas, mas dentro de você, na certeza de que vale a pena sempre fazer o bem e de que é o bem que sempre prevalece. Bom sono é o dos justos, filho. E eu espero que você sempre durma assim tão bem quanto dorme agora.
Boa noite e feliz aniversário.
segunda-feira, 8 de junho de 2009
Quintaninha
terça-feira, 19 de maio de 2009
ERA SÓ O QUE FALTAVA
Alguém disse que nossa vida só estaria completa depois disso.
Plantei várias árvores. Tive três filhos, bem mais que as pessoas da minha geração.
Só falta o livro. Ou melhor, faltava.
Saiu ontem o resultado do edital da Lei A. Tito Filho, e meu livro em parceria com Danda (Elizângela Carvalho) foi aprovado.
Então é só aguardar: M3 - mãe, Mulher, Moderna vai estar logo, logo numa livraria pertinha de você.
E eu já posso me considerar completa, enfim. De missão cumprida.
quarta-feira, 6 de maio de 2009
IMPULSIVA
sábado, 2 de maio de 2009
Livros que marcaram minha infância
sexta-feira, 1 de maio de 2009
Meme
Prima Maklóvia me passou esse meme há meses atrás e eu esqueci de fazer. Agora vai.
Onde está seu celular? Aqui do ladinho, com sempre.
E o namorado? Na varanda ao lado, ouvindo música.
Cor do cabelo? Castanho escuro, natural.
O que mais gosta de fazer? Putz. É só uma coisa?
O que você sonhou na noite passada? Não consigo lembrar.
Onde você está? Em casa, na sala.
Onde você gostaria de estar agora? numa rede na varanda de uma casa de praia.
Onde você gostaria de estar daqui a seis anos? Difícil saber. Não planejo pra tão longe assim, não.
Onde você estava há seis anos? Aqui mesmo. Me formando em Jornalismo. Começando a morar com o Leo.
Onde você estava na noite passada? No aniversário das minhas tias gêmeas.
O que você não é? Calma.
O que você é? Elétrica.
Objeto de desejo? Uma casa ampla e gostosa.
O que vai comprar hoje? A essa hora? Mais nada porque tá tudo fechado.
Qual sua última compra? Revista Bravo.
A última coisa que você fez? Coloquei o Antonio pra dormir.
O que você está usando? Blusa de malha, jeans. Sem sapato.
Na TV? Saia Justa, Desperate Housewives, Greys anatomy.
Seu cachorro? ODEIO cachorro.
Seu computador? Um notebook.
Seu humor? Bom agora, como sempre o é à noite.
Com saudades de alguém? Da mamãe.
Seu carro? Um Palio prata.
Perfume que está usando? Lavanda Johnson - o único que não me faz enjoar.
Última coisa que comeu? Lasanha de carne.
Fome de quê? Paz
Preguiça de… ? Planejar. Muita preguiça.
Próxima coisa que pretende comprar? Um All Star básico.
Seu verão? Praia -qualquer uma.
Ama alguém? Ô!
Quando foi a última vez que deu uma gargalhada? Ontem à noite.
Quando chorou pela última vez? Não lembro e nem quero lembrar.
quinta-feira, 23 de abril de 2009
São Jorge
Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge
para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem,
tendo mãos não me peguem,
tendo olhos não me vejam,
e nem em pensamentos eles possam me fazer mal.
Armas de fogo o meu corpo não alcançarão,
facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar,
cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.
Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça,
Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino,
protegendo-me em todas as minhas dores e aflições,
e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder,
seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos.
Glorioso São Jorge, em nome de Deus,
estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas,
defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza,
e que debaixo das patas de seu fiel ginete
meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós.
Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.
São Jorge Rogai por Nós.