Páginas

quinta-feira, 15 de julho de 2010

E precisava?

Hoje é o dia do homem. Não é piada, não, gente. Alguém inventou o dia do homem. Que utilidade esse dia tem, não sei. Mas achei engraçado demais. E fiquei me perguntando o que diabo significa ser homem. Eu que tenho três em casa, me pergunto todo dia o que é isso que os diferencia do ser mulher. E continuo sem saber.
Eu sei que tenho que me livrar de meus pré-conceitos e posições pré-concebidas. Mas não tem como eu não sentir/pensar/perceber que homem é uma mulher que não deu certo. Tipo assim: mulher vê em 3D; homem vê em duas, e às vezes só mesmo em uma dimensão. Homem é coisinha sem profundidade. Homem é de cores básicas: azul, amarelo, vermelho. Mulher tem tons, matizes e nuances. Pensando numa escala evolutiva, é como se homem estivesse alguns estágios atrás da mulher, do gato e do orangotango. Mulher consegue sentir como o outro, se colocar no lugar do outro. Homem não entende nem o próprio lugar, e nem se esforça pra entender. Sofrem de etnocentrismo relacional - não entendem o outro porque vêem o mundo pela própria ótica limitada.
Eu sei, e a Monstro vai dizer, que precisamos parar com essa generalizações. E é verdade. Nem todo mundo vai se encaixar nessas definições. Mas que de uma maneira geral, as pessoas são assim, são.
E agora eu pensei que quando fiz meu mapa astral, o astrólogo bam-bam-bam dizia que o planeta tal em não-sei-que-casa era o que me fazia ter uma energia tão masculina (fiquei ofendidíssima). E que há alguns meses o trânsito de outro planeta por outro lugar estava mudando o sentido da minha vida, que agora seria buscar o feminino em mim. Não sei se é minha busca pessoal, ou o que os planetas têm a ver com isso, mas é bem verdade que minha busca acadêmica é exatamente o que diabo significa ser mulher. E minha produção jornalística também tenta trazer a visão feminina do mundo. E meu livro com a Danda trata exatamente das nossas questões. Ai, meu Deus, será esse excesso de mulherzice que tem me deixado assim tão mulherzinha nos últimos meses?
E pra vocês, rapazinhos que hoje comemoram seu dia, aprendam com Gil, viu?

Um comentário:

Marcella Pires disse...

hahaha' Vou aproveitar o ensejo pra fazer "merchan". Sobre o Dia do Homem ... http://elaspormarcellas.blogspot.com/2009/07/sabe-que-data-e-comemorada-hoje.html

Um beijo, teacher!